A tradução é comunicação

By | outubro 15, 2020

No seio de uma empresa, temos dois tipos de comunicação: a comunicação interna e a comunicação externa.

É primordial reconhecer que ambas são importantes e perceber a importância e qualidade, ou seja, a mais-valia que são para as empresas.

A comunicação interna é a ação e comunicação no seio da empresa no qual o público-alvo são os colaboradores. Quanto à comunicação externa, esta é a ação de comunicar com organismos ou parceiros externos à empresa, podendo o público-alvo ser: fornecedores, clientes, organismos públicos, a comunidade, etc.

Estamos diariamente a comunicar, usamos estes dois tipos de comunicação para transmitir informação, tomar decisões, e muito mais. A comunicação tem um papel estratégico no qual temos sempre de ter como foco o propósito final. Qual é o objetivo da comunicação que estamos a fazer? Quem é o recetor da comunicação?

Quando se trata de comunicação internacional, aparecem-nos duas variáveis adicionais: as diferenças de língua e cultura entre o emissor e o recetor. A linguagem é uma primeira armadilha que deve ser evitada: para que uma mensagem retenha seu impacto inicial, é importante traduzi-la e adaptá-la ao país do destinatário. Certas expressões, que fazem total significado no seu país de origem, podem ser mal interpretadas por um destinatário estrangeiro.

A forma como transmite a mensagem é fulcral e, na comunicação de mensagens sensíveis, é importante evitar comunicar de forma comprometedora. Assim, confie a sua mensagem a tradutores profissionais, experientes e nativos.

Na M21Global, todos os tradutores têm formação superior em tradução, e vários anos de experiência, traduzindo exclusivamente para a sua língua materna. Estamos disponíveis para o ajudar a comunicar.

Cindy Barros, tradutora e revisora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.